Distrito de Itaqueri da Serra
   

Distrito Municipal de Itaqueri
Distrito municipal localizado no alto da serra, a 18km da cidade. Trata-se de um pequeno vilarejo parado no tempo possuidor de uma imensa riqueza histórica e cultural contida em suas ruas, construções, costumes e lendas. Dali originou a cidade de Itirapina e seu principal atrativo é a Capela Nossa Senhora da Conceição
   

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Fundada em 1839 por colonizadores portugueses vindos da Ilha da Madeira em Portugal. De sua pátria trouxeram uma pia batismal e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição ambos entalhados em carvalho existentes até hoje. Devido a reformas necessárias pelo tempo, seu estilo se tornou eclético com influências renascentistas, neoclassicistas e barrocas (alguns traços do barroco-rococó).
   

Cachoeira de Itaqueri
A Cachoeira de Itaqueri está localizada no Distrito de Itaqueri da Serra com acesso pela Rodovia Ulisses Guimarães a 18 Km da cidade. É formada pela nascente do Ribeirão Itaqueri e possui cerca de 17 m de altura, lugar ideal para a iniciação do cascading, apesar de ser considerado apenas mais um potencial turístico.
   

Túmulo do cemitério de Itaqueri
Cemitério onde podem ser vistos alguns traços relacionados com a economia local observando a arquitetura dos túmulos das principais famílias de Itaqueri. Existe no local um túmulo de um menino que morreu engasgado com um coquinho, e neste, nasceu no meio do túmulo coqueiro que acabou gerando uma das lendas mais chamativas do distrito.

Serra de Itaqueri

   
CRÉDITOS: Élcio Podence / Divisão de Turismo / Daniel Azevedo

Voltar!